quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cadbury aceita proposta de compra da americana Kraft

Divulgação
A indústria britânica de doces Cadbury aceitou na terça-feira uma oferta de compra de 11,9 bilhões de libras (R$ 34,5 bilhões) feita pela norte-americana Kraft Foods. A gigante de alimentos norte-americana  concordou em pagar 840 pence por cada ação da Cadbury, bem como um dividendo de 10 pence, o que aumentou significativamente o valor em dinheiro. A moeda britânica é a libra esterlina. Ela é dividida em 100 pence (centavos). Na terça-feira 1 libra esterlina valia R$ 2,89522.

A operação criará a maior fabricante de doces do mundo. Em Bauru fica a fábrica brasileira da multinacional  Cadbury, empregando 1,2 mil pessoas, a maior indústria da cidade. Ela fabrica confeitos e gomas de mascar.

A presidente-executiva da Kraft, Irene Rosenfeld, melhorou a oferta da companhia americana com mais dinheiro e reduziu o número de ações da proposta para convencer o presidente do conselho de administração da Cadbury, Roger Carr.

Procurada, a Cadbury  divulgou por meio de sua assessoria apenas que o conselho da Cadbury recomendou que os acionistas aceitem a oferta revisada da Kraft, que representa valor 13% superior à última oferta e está 50% acima do valor das ações da companhia antes da proposta.

O prazo final para os acionistas aceitarem a oferta da Kraft permanece dia 2 de fevereiro. Se aceita a oferta, a Cadbury plc fará parte da Kraft Foods a partir dessa data.

A Kraft ainda pode teoricamente ser passada para trás por uma oferta concorrente,  as autoridades do Reino Unido estabeleceram um prazo até 26 de janeiro para  qualquer outra oferta.

A Kraft no Brasil foi procurada e disse que por enquanto não comentaria a transação.


Faturamento no Brasil é de R$ 1 bilhão
No Brasil, a Cadbury faturou em 2009  R$ 1 bilhão. No mundo a Cadbury atua em 60 países e em 2009 faturou 6 bilhões de libras esterlinas (R$ 17,3 bilhões).

A fábrica de Bauru da Cadbury ocupa área de 32 mil m².  A maior parte da produção, concentrada nas marcas Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo, é destinada ao mercado nacional. Uma parte do que é produzido nacionalmente é exportada para países como África do Sul, Colômbia, Estados Unidos, entre outros.

A primeira fábrica da empresa, que na época chamava-se Adams, foi instalada em São Paulo em 1944. Ela pertencia à American Chicle Company -  a mesma fundada por Thomas Adams, inventor da goma de mascar -  e foi comprada em 1964 pela Warner Lambert, que transformou a Adams em sua divisão mundial de confeitos. Já em 1999, a Pfizer comprou a Warner Lambert, e passou a preparar a divisão de confeitos para a venda, fato que aconteceu em 2003, quando a Adams passou a integrar a Cadbury. Em 2005 a fábrica migrou  para Bauru.

A Cadbury é uma empresa de origem inglesa, fundada em 1824 por George e Richard Cadbury, em Birmingham. A Kraft Foods é a maior empresa de alimentos dos Estados Unidos e a segunda maior do mundo. Fabrica marcas como Lacta, Maguary, Tang, Nabisco, Royal, Clight e Philadelphia Cheese.


Juntas, Kraft e Cadbury devem somar R$ 5 bilhões

A efetivação da compra da britânica Cadbury pela norte-americana Kraft deve representar para o Brasil uma só empresa com um faturamento de cerca de R$ 5 bilhões.

O valor corresponde ao faturamento da Cadbury em 2009 (R$ 1 bilhão) e mais a operação da Kraft no Brasil. Em 2008, a companhia teve um faturamento bruto de R$ 4 bilhões (os resultados de 2009 ainda não foram divulgados). No Brasil a Kraft tem  quatro fábricas e cerca de 7 mil funcionários.

Em Bauru fica a fábrica brasileira da multinacional  Cadbury, empregando 1,2 mil pessoas – a maior indústria da cidade. Ela fabrica confeitos e gomas de mascar de marcas conhecidas.

As duas empresas informaram à SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça, e à Seae (Secretária Especial de Acompanhamento Econômico), do Ministério da Fazenda, que a compra não vai gerar concentração de mercado no Brasil.

Pessoas ligadas à fabricante de chocolates norte-americana Hershey, que vinha preparando uma contraoferta pela Cadbury, afirmaram ao Wall Street Journal  que a empresa provavelmente abandonaria a corrida caso a Cadbury e a Kraft chegassem a  acordo.

Nenhum comentário: