domingo, 11 de fevereiro de 2007

nanosonhos


Ainda não sabemos se a ciência vai salvar a humanidade, mas seus cabelos, quanta diferença!
De bobeira na rua, vi um salão de beleza que oferece um tratamento de nanoqueratinização. Logo pensei que isso na verdade fosse mais nanopicaretagem, aproveitando essa onda da nanotecnologia.
Pesquisei um pouco na internet sobre isso e parece que isso é sério mesmo... é uma espécie de técnica que transforma a queratina em moléculas que aderem nas falhas do cabelo. Agora se funciona não tenho idéia.
A unidade de medida nano vale um milésimo de milionésimo. A primeira vez que li sobre essa tecnologia foi num texto que falava nas possibilidades de serem criados robôs para entrarem no corpo humano para realizarem cirurgias. Como naqueles filmes que encolhem as pessoas (Viagem Fantástica/Viagem Insólita) e as colocam em naves que circulam no sistema sangüíneo.
Esses robozinhos seriam construídos a partir da manipulação de átomos e teriam usos os mais variados, importantes e nem tanto, possíveis: medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia, engenharia dos materiais, cosméticos, tecidos que não amassam etc.
Foi em 1959 que o físico americano Richard Feynman anunciou ao mundo a idéia de manipulação da matéria em escala atômica e hoje, como descobri, já existe até em salão de cabeleireiro.
Hoje outro maluco americano, Eric Drexler, pensa formas de construir esses robozinhos. Daqui 20, 100, 1.000 anos, ele diz ser possível inventar o Manipulador Universal, uma máquina para manipular átomos e construir qualquer outra imaginada pela mente humana e a possibilidade de regeneração celular com a nanotecnologia que decretaria o fim do envelhecimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os cientistas são mesmo muito pretenciosos, "inventam coisas nunca imaginadas", como se fôssemos só nós no universo ou os melhores, sabe-se lá se somos apenas "nanohomens", de qualquer forma você consegue ir atrás daquilo que te espanta, isso é muito bom, bom como de repente de bobeira na rua descobre, pesquisa, escreve coisas novas: Congratulations!