A CEF (Caixa Econômica Federal) pretende tornar mais rápida a liberação do financiamento habitacional no país.
Ontem a área de habitação do banco em sua matriz, em Brasília, informou que atualmente a meta da CEF é concluir as operações de crédito imobiliário em até nove dias. Este prazo ainda varia, dependendo da capacidade operativa das agências.
Mas o banco pretende dar um “pulo do gato” até o final do primeiro semestre do próximo ano e atingir o prazo máximo de 72 horas (três dias) para a liberação.
Novo conceito
Ontem a CEF explicou que a redução do prazo de tramitação dos pedidos de financiamentos habitacionais depende fundamentalmente de dois aspectos, quais sejam, inovações no processo, ampliando a automação e informatização, e a ampliação dos canais de atendimento.
Para atender essas duas necessidades o banco conta que está implantando um modelo de correspondente imobiliário, em fase piloto de testes, que pretende ser um embrião do novo modelo operacional do banco.
A fase piloto está ocorrendo em oito estados, incluindo São Paulo. O modelo está em testes inicialmente em locais como construtoras, incorporadoras, imobiliárias e lotéricas.
Normalmente para liberar um financiamento imobiliário a CEF recebe e analisa a documentação pessoal e de renda do proponente comprador, do vendedor e do imóvel e avalia o imóvel dado como garantia do financiamento. O contrato deve ser assinado por comprador e vendedor e registrado em cartório antes do dinheiro ser liberado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário