sábado, 29 de agosto de 2009

Nova rede de internet do Estado começa licitação

Foto divulgação
O governo do Estado começou o processo para a contratação de um fornecedor para a sua rede de internet. A íntegra do edital, com quase 500 páginas, foi publicada ontem e está disponível no site da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).
Conhecida como Intragov, a rede é usada pelo governo paulista para a transmissão de dados, voz e vídeo entre todos os órgãos públicos do Estado. Para se ter uma idéia de sua importância é essa rede que cuida da internet em escolas, delegacias, unidades do Poupatempo, penitenciárias, hospitais, postos de saúde, fóruns de Justiça, estações de metrô, CPTM, prefeituras, entre outros.
O secretário de Gestão Pública do Estado, Sidney Beraldo, afirma que “a partir do novo contrato o governo quer ampliar o número de links de acesso à rede, além de sua velocidade de conexão, bem como os pontos de acesso gratuito à internet”.
Meta é atingir 20 mil links
Hoje são 14 mil links em operação na Intragov, com velocidades que variam de 64 Kbps a 1Gbps. Com o novo contrato, as metas a serem alcançadas são: 17 mil links em janeiro de 2011; e 20 mil no terceiro ano de vigência do contrato. No novo contrato, os links terão velocidade entre 64 Kbps e 2,5 Gbps.
O contrato atual está nas mãos da Telefônica e custou R$ 245 milhões. O novo contrato abrange o período de 2011 a 2015. O edital prevê pregão presencial para o dia 14 de outubro.
“A nova licitação está sendo feita com antecedência porque, no caso do vencedor ser um outro que não o atual, será necessário tempo para a migração dos atuais 14 mil links”, explica Sidney Beraldo.
Entre os benefícios do novo sistema, o secretário cita maior agilidade no atendimento às demandas do cidadão. “Da mesma forma, abrirá espaço para novos projetos de modernização da gestão do Estado, o que no fim também representa ganhos para o cidadão, afinal um estado mais moderno estará melhor preparado para atender suas necessidades e usará melhor o dinheiro público”, completa.
Veja o edital
Site: www.prodesp.sp.gov.br (em Fornecedores/Editais de Licitação)
Internet grátis vai dobrar*
A operadora da Intragov também oferece os links sociais, que são oferecidos gratuitamente em projetos de cunho social, como o Acessa São Paulo.
No atual contrato, esses links sociais poderiam chegar até mil, com velocidade de 512 Kbps. No novo contrato, o número dos links sociais poderá dobrar, chegando a dois mil, com velocidades entre 512 kbps e 4 Mbps.
O Estado possui hoje 499 postos do Acessa SP distribuídos em 440 municípios. Na RA de Bauru são 31 (2 no município-sede); a região de governo de Jundiaí tem um posto na cidade-sede e outros seis em implantação que estarão em funcionamento até dezembro de 2009. A região administrativa de Sorocaba tem 62 postos (1 em Sorocaba) e a RA de São José do Rio Preto tem 48 postos (2 no município-sede).
Escolas de ensino médio estão no plano
Segundo o secretário Sidney Beraldo, o governo está ampliando a cobertura dos programas de inclusão digital Acessa SP e Acessa Escola. O Plano de Expansão do Acessa SP, iniciado em 2007, chega à marca dos 153 postos entregues. A meta é atender, até o final de 2010, a todos os municípios paulistas interessados. “Já o Acessa Escola, em um ano de funcionamento, possui salas distribuídas em 555 escolas da Capital e Grande São Paulo, com meta de atender, no mesmo prazo do Plano de Expansão do Acessa SP, a todas as escolas do ensino médio regular da rede estadual de ensino”, conta.

Nenhum comentário: