terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TAM compra Pantanal por R$ 13 milhões e reforça liderança



A companhia aérea TAM anunciou ontem a compra da Pantanal, pequena empresa do setor, por R$ 13 milhões. A transação ainda precisa ser aprovada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Fundada em 1993, a Pantanal opera entre as cidades de  São Paulo (Congonhas), Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Juiz de Fora (MG) e Maringá (PR).
De acordo com o consultor da Pantanal, Flávio Machado, a TAM manterá as atividades e rotas da companhia, que passa a ser uma das empresas do grupo.
A Pantanal está em recuperação judicial, que já foi homologada e segue seu curso normal. A empresa possui, além de uma dívida tributária de R$ 53 milhões, que está enquadrada no Refis (pagamento em 15 anos), tem também um passivo de R$ 18 milhões com fornecedores, sendo quase R$ 5 milhões com a própria TAM.
A TAM encerrou novembro com participação de 44% do mercado nacional de aviação, ante 42,25% da principal rival, a Gol. Já a Azul, que começou  a operar há um ano, obteve fatia de 4,31% no mês passado, e a Webjet de 4,56%. A Pantanal até então era a oitava neste ranking nacional, com 0,16% de participação.
Segundo a presidente do Conselho de Administração da TAM S.A., Maria Cláudia Amaro, a aquisição da Pantanal tem um grande valor estratégico.
“Iremos assistir a um aumento expressivo no número de passageiros nos próximos seis anos, com os eventos da Copa do Mundo de 2014 e das Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016. Além disto, o desenvolvimento dos setores de agronegócio, mineração e energia renovável tem ampliado exponencialmente a utilização do transporte aéreo para cidades de densidade populacional média”, destacou Maria Cláudia.
O projeto é renovar a frota da Pantanal, atualmente de três aeronaves ATR42 com capacidade para 45 passageiros.

Frota Bauru-Frankfurt deve voltar
De acordo com a presidente do Conselho de Administração da TAM S.A., Maria Cláudia Amaro, as perspectivas de crescimento da Pantanal terão como alicerce uma grande sinergia com as empresas do grupo. A Pantanal deve passar a compartilhar serviços, plataforma tecnológica, manutenção e reparos, além de fazer parte do Multiplus Fidelidade.
“Vamos ligar Bauru a Frankfurt, só para citar uma dessas possibilidades  de ampliação da cobertura geográfica”, destacou.
Essa conexão já existiu em Bauru até 2003, quando as duas empresas chegaram a ter uma parceria. Era possível viajar saindo de Bauru ou Marília para Miami, Paris, Frankfurt e outras cidades que a TAM atende no Brasil.
A compra da Pantanal e a estratégia de lançamento de uma unidade vem também depois que a TAM decidiu anos atrás se concentrar nos grandes centros do país, eliminando os aviões Fokker 100 e padronizando a frota com aeronaves Airbus.
Paralelo a compra da Pantanal pela TAM, a Anac conseguiu semana passada no STJ uma decisão que garante a redistribuição de 61 slots (espaços de pouso e decolagem) dos 196 que a Pantanal possui em Congonhas. A agência afirma que a Pantanal subutiliza os slots.
Ontem a assessoria de imprensa da Anac afirmou que a redistribuição dos 61 slots está mantida. A Pantanal mantém outros 135 slots em Congonhas que poderão ser operados pela empresa que a adquiriu.

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