quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Região tem 121 vagas sem preenchimento, afirma Sert



Conseguir um emprego é um sonho comum para milhares de pessoas. Mas nem sempre o que falta é  exatamente oportunidade.

Segundo a Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), existem mais de 100 vagas em Bauru e região com dificuldade de preenchimento.

Até esta segunda-feira eram 52 vagas na cidade de Bauru e mais 69 na região (121) à  espera de candidato. Algumas, como para operador de máquinas-ferramenta convencionais, estão abertas desde agosto.

O diretor regional do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Bauru, Alexandre Ciro Perin Bertoni, afirma que o motivo principal para essas vagas ociosas é a falta de qualificação. “As empresas adotam cada vez mais critérios rigorosos na seleção. O conhecimento técnico ou experiência são muito requisitados hoje em dia”, diz.

Ele conta também que em outubro a Sert teve 537 anúncios de emprego na região e 1.638 candidatos, porém, apenas 64 conseguiram ficar com o emprego.


Carteiro é o mais procurado
A vaga mais sem encaminhamento em Bauru atualmente é para carteiro (24 oportunidades). Não se trata do profissional da ECT, mas sim de entregas para uma empresa privada. As demais cinco vagas mais oferecidas e não preenchidas se dividem entre profissões com formação técnica e até mais simples – engenheiro químico (5), marceneiro (5), faxineiro (3), assistente de vendas (2) e chefe de cozinha (2).

Alexandre  Bertoni explica que as profissões que teoricamente não exigem muita qualificação também costumam ter algumas dificuldades. “É o segundo motivo para não preenchimento de vagas: a empresa oferece salário ruim ou exige demais do funcionário. Aí, fica sem preencher mesmo”, afirma.

Na região há vagas sem preenchimento como para atendente de lanchonete (4), operador de máquinas operatrizes (3), padeiro (3), assistente de vendas (2), faxineiro (2), masseiro (massas alimentícias) (2) e mecânico de manutenção de máquinas, em geral (2).


Emprega São Paulo é porta de entrada
A Sert divulga que oferece gratuitamente uma série de ferramentas e cursos para procurar empregos e melhorar a capacitação dos trabalhadores.

A porta de entrada para esses serviços é hoje o Emprega São Paulo – uma ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela internet.

É o novo sistema utilizado em todos os PAT (Postos de Atendimento ao Trabalhador). O candidato tem a opção de ir pessoalmente até um PAT, onde será atendido por um funcionário, ou pode fazer o cadastro sozinho, pela internet.

O Emprega São Paulo encaminha os candidatos para cursos em áreas como vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança e atendimento ao cliente.

As aulas gratuitas têm duração máxima de três meses e são ministradas em unidades do Centro Paula Souza, Senai e Senac.

Para o segundo semestre de 2009 são mais de 41 mil vagas com bolsa-auxílio de R$ 210 mensais.


Saiba mais
Emprega São Paulo: www.empregasaopaulo.sp.gov.br
PAT em Bauru: rua Joaquim da Silva Martha, 11-39, ou no Poupatempo - avenida Nações Unidas, 4-44, Centro (esquina com a Rua Inconfidência)
Senac: avenida Nações Unidas, 10-22
Senai: rua Virgílio Malta, 11-22
Centro Paula Souza: rua Virgílio Malta, quadra 12

Nenhum comentário: