quarta-feira, 7 de março de 2007

A ética dos robôs será a mesma dos humanos?


O governo da Coréia do Sul lançará até o fim desde ano um código de ética para prevenir abusos de seres humanos contra robôs – e vice-versa. “O governo pretende estabelecer as normas éticas sobre o papel e as funções dos robôs porque eles deverão desenvolver uma poderosa inteligência no futuro”, explicou o Ministério do Comércio, Indústria e Energia sul-coreano, segundo a rede BBC.

O país é uma das nações que apresenta maior desenvolvimento tecnológico do planeta - o que incluiu versões avançadas de acesso à internet e telefonia celular. Recentemente, o governo de Seul divulgou prognóstico indicando que, em 2018, robôs já deverão realizar cirurgias – tal o desenvolvimento da robótica local. Previsões apontam ainda que, entre 2015 e 2020, cada casa deverá contar com os serviços de um robô.

O código de ética está sendo elaborado por uma equipe que inclui escritores de ficção científica. As regras podem refletir algumas leis expressas pelo escritor Isaac Asimov, em conto publicado em 1942. Entre elas, podem figurar o controle de seres humanos sobre as máquinas e a prevenção contra usos ilegais dos andróides.

Nenhum comentário: