domingo, 13 de março de 2011

Preços têm redução de 0,57% nos supermercados em fevereiro

Os preços nos supermercados do estado São Paulo registraram queda no mês passado. Segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o IPS (Índice de Preços dos Supermercados) caiu 0,57% em fevereiro. A tendência de queda já foi apontada em janeiro, quando os preços ficaram estáveis e já mostravam sinais de redução.


De acordo com a análise feita pela Apas, as maiores quedas foram registradas nos preços da batata (-8,31%) e do feijão

(-7,08%). Segundo o vice-presidente da Apas, Orlando Morando, os alimentos chegaram no limite de alta de preços no ano passado e agora já apresentam sinais de estabilidade ou queda. “O feijão, por exemplo, saiu do patamar aceitável pelo consumidor e agora o preço está caindo na produção. A carne bovina também subiu muito e agora esperamos estabilidade. O açúcar vai depender do ápice da safra de cana para cair mais de preço”, comenta.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do mês passado também já havia mostrado tendência de queda. O grupo alimentação subiu 0,23% ante uma alta de 1,16% em janeiro.

Mas alguns produtos também tiveram alta de preços. Segundo a Apas, as fortes chuvas que atingem o estado continuam prejudicando a produção dos produtos in natura, causando elevação nos preços. As principais altas ficaram com o tomate (35,53%) e a cenoura (12,86%).


Só o necessário /Se existe uma perspectiva atual de queda no preço dos alimentos, ontem Orlando Morando sinalizou que ela não deve impactar tanto as vendas por causa das ações para combater a inflação. “As medidas do governo de aumento de taxas juros e restrição de crédito vão acabar diminuindo as compras nos supermercados. Os lojistas já trabalham com uma margem de lucro muito apertada, por isso será muito difícil reduzir ainda mais os preços para atrair esses consumidores que terão o crédito reduzido. Esperamos que os próximos meses sejam de compras só do necessário nos supermercados”, disse.

Nenhum comentário: