Na última sexta-feira, dia 25, Daiellen Vale dos Santos, 25 anos, acordou cedo para recepcionar um grupo de mais 300 pessoas de cidades como Ourinhos, Botucatu e Marília. Ela estava trabalhando em um evento empresarial no Obeid Plaza Hotel em Bauru. “Há seis anos trabalho em eventos como esse. Existe muita concorrência por uma vaga, que consigo por experiência ou indicação. Tem meses que já consegui três, quatro trabalhos, que pagam uma média de R$ 100, dependendo da duração. Estou conseguindo pagar minha faculdade de biologia com isso”, conta.
O exemplo de Daiellen se repete muito em Bauru. O setor de turismo, e na cidade principalmente o de negócios, emprega 8.500 pessoas apenas no setor hoteleiro, de acordo com o presidente do Sindicato de Trabalhadores dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Bauru, Francisco Pereira de Andrade.
Além dos hotéis, o turismo também movimenta a economia no ramo de restaurantes, bares, agências, transportes, comércio, entre outros, conseguindo empregar mais de 10 mil pessoas em Bauru. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem 359.429 habitantes, ou seja, cerca de 3% vivem diretamente do turismo, já os indiretos podem representar uma porcentagem bem maior se for contada a família dessas pessoas.
Hotéis, restaurantes, feiras, shows, teatros, museus, dentre outros são os grandes atrativos para os turistas, levando ao aumento das arrecadações financeiras desses estabelecimentos, provocando maior arrecadação dos impostos, aumentando também a arrecadação municipal.
Números do turismo em Bauru
Hotéis, flats – 35 (sem contar pousadas)
Motéis – 12
Apartamentos – 1,7 mil
Leitos – 3,3 mil
Faculdades – 2
Empregos no setor hoteleiro – 8,5 mil
Movimento no terminal rodoviário - média diária de 3,5 mil pessoas em embarque e desembarque. Nos finais de semana prolongados sobe para 5 mil pessoas
Movimento no aeroporto do Aeroclube em 2009 até agosto – 6.998 embarques/desembarques
Movimento no aeroporto Bauru/Arealva em 2009 até agosto – 25.611 embarques/desembarques
Fonte: Bauru e Região Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Trabalhadores dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Bauru, Emdurb e Daesp
Hoje é o dia mundial do turismo
Hoje, 27 de setembro, se comemora o dia mundial do turismo. A data foi instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979.
Durante a realização de uma Assembleia Geral da organização, os membros participantes decidiram que a cada ano seria abordado um tema diferente, no dia 27 de setembro.
A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979.
A intenção dos organizadores do evento foi a de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona.
O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares.
Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.
As movimentações turísticas abrangem boa parte da economia de um país, pois ocasionam a circulação de um número bem maior de pessoas nas regiões visitadas. Isso faz com que aumentem os empregos, os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.
Em 2009 o objeto da pauta da Organização é “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da ecoeficiência”, levando o assunto como grande interesse da área, buscando alertar a população sobre os danos da degradação do meio ambiente e apresentando os bons resultados das práticas turísticas de preservação.
Setor sofre em Bauru com baixa ocupação e poucos dados
Apesar de empregar muitas pessoas e já receber muitas pessoas, o setor de turismo em Bauru é visto com muito potencial ainda para ser explorado.
A presidente do Bauru e Região Convention & Visitors Bureau, Michele Kyrillos Obeid, conta que a ocupação da rede hoteleira em Bauru durante os dias úteis tem uma média de 80% e nos finais de semana cai para 20%. “De segunda à sexta o foco é em negócios e em eventos, por isso a boa ocupação. Mas sábado e domingo despenca”, diz.
Uma solução sugerida para melhorar isso é a cidade interligar mais suas atividades culturais, esportivas, entre outras, como ocorre em São Paulo, onde é muito comum as pessoas visitarem a cidade nos finais de semana para visitarem museus e pontos turísticos ou assistirem jogos e apresentações artísticas.
Sem números
Outra dificuldade para o turismo de Bauru crescer mais é a falta de estatísticas do setor. Por exemplo, Michele diz não existir em Bauru estudos científicos sobre o faturamento do turismo e números e características dos turistas que visitam a cidade. “Sem isso fica mais difícil conseguir investimentos para o setor. Esperamos que ano que vem consigamos fazer esses estudos em parceria com o poder público”, fala.
Bauru e Região Convention & Visitors Bureau
Telefone: (14) 3234-7646
e-mail: bauruconvention@terra.com.br
Caminhos do Centro Oeste terá catálogo em dezembro
O Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, uma das principais iniciativas para expandir o turismo na região, vai lançar seu primeiro catálogo em dezembro deste ano.
O circuito é uma parceria entre o Sebrae-SP, Coder (Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional), Instituto Soma, prefeituras de Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga e o Ciesp.
A analista do Sebrae em Bauru, Isa Maria Francischini, explica que o projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sócio econômico e cultural da região de forma sustentável. “Nossa meta é inserir a região no mercado regional, estadual e nacional de turismo, cultura e artesanato, consolidar roteiros turísticos, aumentar o fluxo de turistas e melhorar a qualidade de vida das pessoas nos municípios. O plano é aumentar em 20% o número de turistas e a permanência dos mesmos na região até julho de 2010”, conta.
O catálogo vai contemplar informações sobre o circuito como o histórico do projeto até chegar a circuito; referencial de localização do circuito; mapa rodoviário, breve perfil dos municípios integrantes, vocações turísticas; passeios; manifestações culturais; artesanato; gastronomia; roteiros; localização de produtos e serviços por municípios; calendário de eventos da região.
Sua distribuição será voltada para um público específico, como agências de turismo e viagens, entre outros. Mas pretende-se também disponibilizar o conteúdo em CD e guia de bolso, para distribuição em eventos de maior escala. Também pretende-se que ele seja disponibilizado via internet.
Hoje, no site do Instituto Soma já está disponibilizado a versão institucional do Catálogo do Circuito que foi lançada em 2008. “Dentro do circuito há muita história e cultura, nos diversos museus existentes, nos riquíssimos acervos, é possível também vivenciar a vida no campo, desfrutar de momentos de tranqüilidade e lazer em belas propriedades, conhecer manifestações culturais e tradições indígenas, além inúmeras possibilidades de entretenimento”, comenta.
Saiba mais
Site: www.institutosoma.org.br/turismo/
Turismo de Saúde também é forte
Segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Antonio Mondelli Junior, o que mais movimenta o setor de turismo em Bauru hoje é o de negócios, saúde e eventos.”Podemos considerar que a maior parte seja regional e nacional, pois o fluxo de estudantes, pessoas que veem até o Centrinho e os próprios empresários que recebem até um numero relativamente grande de representantes internacionais”, diz.
Como pontos turísticos principais ele cita o Parque Vitória Régia, o Automóvel Clube, o Templo Tenri Kyo, a Estação Ferroviária da NOB, Igreja Presbiteriana, Igreja Santa Terezinha, o prédio da Prefeitura Municipal, o Teatro Municipal, entre outros.
As principais datas e eventos são o aniversário e Festa do Sanduíche Bauru, Grand Expo Bauru, Semana do Meio Ambiente, Semana da Educação, Semana da Ciência e Tecnologia, Virada Cultural, Semana Nacional dos Museus, entre outros.
“Com certeza o turismo movimenta vários setores da economia, existe o chamado efeito multiplicador, que beneficia desde o produtor rural ao proprietário do restaurante, que servira o que veio do campo”, comenta.
Circuito teve visitas
A cidade de Bauru recebeu, na quinta e sexta-feira, 24 e 25, representantes das 10 cidades que integram o projeto Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista. Os integrantes estão realizando visita técnica para escolher os pontos turísticos e estabelecimentos comerciais que farão parte do catálogo do Circuito.
Em Bauru, a comissão visitou o Zoológico Municipal, Jardim Botânico, Kartódromo Toca da Coruja, Alameda Quality Center, Adega Garrafeira, Museus Municipais Ferroviário e Histórico, Recanto Tibiriçá, Pesqueiro Pé no Chão e Empório Barres.
A avaliação teve início na semana passada e os técnicos já passaram por Agudos, Arealva, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras. Na próxima semana será a vez das cidades de Duartina, Piratininga e Avaí.
De acordo com a diretora do departamento de Comércio e Turismo, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Daniela Trujilho, cada representante recebe um questionário de avaliação, com questões como, a sinalização turística, identificação do local, fachada, recepção ao visitante, estrutura, higiene, acessibilidade, controle de visitação, produtos para venda, entre outros itens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário